quarta-feira, 28 de março de 2007
"O corpo humano é um universo em miniatura"
"O corpo humano é um universo em miniatura", este é um provérbio chinês muito famoso e antigo, e não é somente uma filosofia ou um provérbio qualquer, é uma pura verdade.
Quantas bilhões de pessoas existem hoje somente no planeta terra, e quantas bilhões de histórias, sonhos, dores, sofrimentos, idéias, desejos cada uma dessas pessoas têm. Cada um com uma história diferente, com universos diferentes. Uns parecem paraísos, outros já parecem infernos, cada pensamento faz seu universo. E eaí, como é o seu universo?
A arte e a vida da natureza !
A natureza é maravilhosa, e trabalhar com ela, é uma terapia e arte. A arte da jardinagem, é uma das mais belas que existem na minha opinião, ela transmite de uma forma sublime os sentimentos mais dóceis e delicados de uma pessoa. Com o tempo, vc aprende a ter paciência, e dá valor ao tempo
, ver as flores abrir, ver as pétalas coloridas que mais parecem pedaços de seda, sentir o aroma singelo, e os frutos suculentos, e logo após esse lindo espetáculo as folhas caem, as flores murcham, os frutos acabam, aí são mais alguns meses de espera e mais paciência. Mas cada etapa da natureza é bela e única.
Não podemos nos esquecer dos animais, pois eles fazem parte da natureza terráque, e por mais rídiculo que pareça, eles são tratados como se não tivessem vida ou sentimentos. Vacas viram todos os dias bolsas, sapatos, alimentos, sofás, cadeiras e milhares de produtos que o homem quiser, gatos, coelhos e ratos viram cobaias de testes de produtos de beleza que o homem usa todos os dias para usufruir do gozo da vaidade, ursos, ovelhas, lobos viram casacos e botas, a um preço absurdo que na verdade não vale a vida nem de quem compra, araras que morrem todos os dias, de exaustão e calor dentro de caixas, pois serão comercializadas mundo afora. Estamos no modo da ignorancia, onde tudo o que queremos é satisfazer nossos desejos e vontades a qualquer custo, passando por cima de vidas e mais vidas todos os dias.
Vamos aprender a valorizar mais a natureza, não só por que ela é o essencial na vida do nosso planeta, mas sim por que ela é um contato direto com Deus e teu amor por nós e claropor que ela é extremamente maravilhosa e encantadora.
Boa tarde a todos e tenham uma ótima semana.
Vejam: http://strasbourgcurieux.free.fr/fourrure/peles%20de%20luxo.htm
terça-feira, 6 de março de 2007
Gaura Purnima
Dia 03/03 comemoramos o aparecimento de Sri Caitanya Mahaprabhu, a mais munificente encarnação do Senhor Krsna, que veio a Terra a 521 anos atrás. Esta data, chamada Gaura Purnima, marca a mudança de ano do Calendário Vaishnava. Em homenagem ao Senhor Caitanya, os devotos observam jejum até o nascer da lua nesse dia. Saímos de Brasília mais ou menos 14:00 hrs do sábado dia 03 de março, rumo ao Paraíso dos Pandâvas, em Alto Paraíso-GO.A viajem durou cerca de 3 horas, chegamos lá por volta das 16:30. Quando chegamos foi só alegria e só correria, todos preparando tudo para a grande festa,uns ajudando na cozinha, outros colhendo flores para o altar e fazendo muitas guirlandas . A chegada da lua nesse dia foi muito especial, claro por que todos já estavam com muita fome, por causa do jejum, e por que era lua cheia e aconteceria o eclipse lunar como no dia do nascimento do Senhor Caitanya a 521 anos atrás.
Maha mantra HARE KRISHNA
Krishna Krishna, Hare Hare,
Hare Rama, Hare Rama,
Rama Rama, Hare Hare.
Como almas espirituais vivas, somos todos originalmente entidades conscientes de Krishna, porém, devido a nossa associação com a matéria desde tempos imemoriais, nossa consciência está agora poluída pela atmosfera material. A atmosfera material, na qual estamos vivendo agora, é chamada de maya, ou ilusão. Maya significa “aquilo que não é”. E que é essa ilusão? A ilusão é que todos nós estamos tentando ser os senhores da natureza material, enquanto, na verdade, estamos sob as garras de suas estritas leis. Quando o servo artificialmente tenta imitar o amo todo-poderoso, isto chama-se ilusão. Neste poluído conceito de vida, estamos ficando mais e mais enredados em suas complexidades. Portanto, embora estejamos ocupados numa árdua luta por conquistar a natureza, estamos cada vez mais dependentes dela. Esta luta ilusória contra a natureza material poderá imediatamente acabar ao revivermos nossa consciência de Krishna.
A consciência de Krishna não é um artifício imposto à mente; esta consciência é a energia original da entidade viva. Quando escutamos a vibração transcendental, esta consciência é revivida. E, para esta era, as autoridades recomendam este processo. Por experiência prática também, a pessoa pode perceber que, cantando esse maha-mantra, ou Grande Cântico da Libertação, ela pode de imediato sentir um êxtase transcendental proveniente da camada espiritual. E quando estiver realmente no plano de compreensão espiritual – superando as fases dos sentidos, mente e inteligência –,ela situa-se no plano transcendental. Este canto de Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare é diretamente decretado da plataforma espiritual, e assim, esta vibração sonora ultrapassa todas as camadas de consciência inferior – a saber sensual, mental e intelectual. Não há necessidade, portanto, de compreender a linguagem do mantra,tampouco há necessidade de especulação mental ou qualquer ajuste intelectual para cantar esse mantra. Ele surge automaticamente do plano espiritual, e nesse caso, sem nenhuma qualificação prévia, qualquer pessoa pode tomar parte no canto e dançar em êxtase.
Temos visto isso na prática. Até mesmo uma criança pode tomar parte no canto, ou mesmo um cão pode participar. É claro que para alguém que está muito enredado na vida material, leva um pouco mais de tempo para ele chegar ao ponto ideal, mas mesmo esse homem materialmente absorto eleva-se à plataforma espiritual mui rapidamente. Quando um devoto puro do Senhor canta o mantra, com amor, o mantra, exerce grande efeito sobre os ouvintes, e por isso, este canto deve ser ouvido dos lábios de um devoto puro do Senhor, para que se possam alcançar os efeitos imediatos. Tanto quanto possível, o canto dos lábios de não-devotos deve ser evitado, assim como o leite tocado pelos lábios de uma serpente tem efeitos venenosos.
A palavra Hara é a forma de dirigir-se à energia do Senhor e as palavras Krishna e Rama são formas de se dirigir ao próprio Supremo. Tanto Krishna quanto Rama significam “o prazer supremo eterno”. Hara é a suprema energia de prazer do Senhor, que modificada para Hare no vocativo, ajuda-nos a alcançar o Senhor.
A energia material, chamada de maya, também é uma das multifárias energias do Senhor. E nós, as entidades vivas, também somos uma energia – a energia marginal – do Senhor. As entidades vivas são descritas como superiores à energia material. Quando a energia superior está em contato com a energia inferior, uma situação incompatível surge, mas quando a energia marginal superior está em contato com a energia superior, chamada Hara, a entidade viva se estabelece em sua condição normal e feliz.
Essas três palavras, a saber, Hare, Krishna e Rama, são as sementes transcendentais do maha-mantra. O canto é uma maneira espiritual de dirigir-se ao Senhor Supremo e Sua energia interna, Hara, pedindo-Lhes que dêem proteção à alma condicionada. Este canto é exatamente como o choro genuíno de uma criança por sua mãe. A mãe Hara auxilia o devoto a alcançar a graça do supremo pai, Hari, ou Krishna, e o Senhor Se revela ao devoto que canta este mantra sinceramente.
Nenhum outro método de realização espiritual, portanto, é tão eficaz nesta era quanto o canto do maha-mantra:
Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare HareHare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.
(Texto retirado do site http://pt.krsna.com)